A administração de empresas tem evoluído muito nestes últimos anos. Estaevolução tem acontecido por causa das grandes transformações pelas quais asociedade moderna vem passando. Transformações estas que alteram oshábitos de consumo, exigências e referências de valor e preço das pessoas.Para dar conta de manter as empresas competitivas neste cenário, osadministradores precisaram (e ainda precisam!) desenvolver suas habilidades ecapacidades, especialmente a tomada de decisão.
De fato, isto tem feito com que parte das empresas modificasse seusprocessos, estruturas (física e organizacional), pessoas, tecnologia e políticas.Tudo para buscar competitividade, agilidade, redução de custos, aumento naqualidade e, principalmente, melhor atendimento aos consumidores. Afinal, seas vendas não acontecerem, não há teoria ou prática administrativa que sesustente.
Portanto, as organizações têm trabalhado de forma a focar suas atividades nasnecessidades dos consumidores. E a principal pergunta de todas: como fazeristo? A primeira parte da resposta é óbvia: conhecendo os consumidores! Mas,como se conhece um consumidor? O que pode ser usado para diferenciá-lo deum cliente fidelizado, por exemplo? Como descobrir e antecipar-se às suaspreferências?
Neste ponto, fica evidente a necessidade de coletar informações das pessoas,o que pode ocorrer de diversas formas: cadastros, questionários, indicações,entre outras. Mas, isto não é fácil de ser feito. Nem tampouco as informaçõessão fáceis de serem usadas e mantidas atualizadas. Para auxiliar nestetrabalho, as empresas têm usado tecnologia de informação (TI) e sistema deinformação (SI).
Segundo O’Brien (2003, p. 06) SI “é um conjunto organizado de pessoas,hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta,transforma e dissemina informações em uma organização.”
Já Para Lucas (apud ALBERTIN, 2002, p. 20), SI é o “conjunto deprocedimentos organizados que, quando executados, provêem informaçãopara suportar a tomada de decisão e o controle numa organização. Deve-seincluir nesta definição o suporte às operações da organização. O termo enfatizao lado aplicativo da tecnologia de informática, utilizada para tratar asinformações existentes.”